Depois que descobri minha gravidez comecei a ler mais sobre a formação do bebê. Hoje li um artigo que me deixou com muito medo.Sobre a falta do ácido fólico e as consequências disso para o bebê.Vou reproduzir uns trechos:
"O objetivo é destacar a importância de as mulheres tomarem suplemento de ácido fólico para evitar até 75% das malformações no tubo neural do feto, como anencefalia – quando o bebê não tem cérebro – e espinha bífida – quando a coluna vertebral não se fecha por completo e a medula fica exposta para fora do corpo. Outro defeito menos comum é a encefalocele, em que a abertura do tubo neural acontece no crânio, deixando uma protuberância na cabeça com líquido e massa cerebral."
"A formação do sistema nervoso central do feto ocorre nas primeiras quatro a seis semanas. Então, quando a mulher descobre que está grávida, o cérebro do bebê já está estruturado. A maioria das pacientes chega ao consultório com dois meses" .
"Além desses fatores de risco, há a obesidade, a diabetes tipo 1 e a cirurgia de redução de estômago, que diminui o nível de absorção de nutrientes pelo organismo. A idade da mulher não influencia esse tipo de malformação no feto, mas adolescentes costumam se alimentar pior e podem ter mais deficiência de ácido fólico."
Só descobri a gravidez com quase dois meses, ou seja, 6 semanas...Bom, só nos resta orar muito agora e esperar já que eu não tomava o suplemento, sempre tomei muito suco de laranja, comia legumes quase todos os dias, mas tenho um outro fator de risco, a obesidade. Ainda que não seja das mais graves ainda assim estou com obesidade.Isso me preocupou muito.
Que Deus nos abençoe.
Fonte: http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2012/08/cartilha-ensina-como-mulher-pode-evitar-anencefalia-do-feto-na-gravidez.html
O bebê com fones de ouvido parece ter puxado alguém...
ResponderExcluirNa hora que vi aquela foto, imediatamente coloquei no blog, afinal ele ou ela será uma miniatura do papai...
ResponderExcluir